quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A arte barroca.

A arte barroca é conhecida como uma arte ornamental, sacralizada e propagandista, mas que imprimiu beleza e vida cotidiana nos Séc. XVI à XVIII.
Desenvolvida no Séc. XVII (1600-1750) através da conjunção das técnicas avançadas e o grande porte da Renascença com a emoção, a amplitude e o drama do Maneirismo. O Barroco se originou na Itália, em 1600, porém não se desenvolveu de forma homogenia, pois ocorreram produções diferentes entre diversos artistas em outros países[1].
Esta arte estava inserida no contexto da Contra-Reforma (Sécs. XVI e XVII), quando os papas se dispuseram a financiar as obras artísticas para manifestar o triunfo da fé católica e atrair novos adeptos através da linguagem artística[2].
O êxtase de Santa Teresa D'Avila
Contudo, o Barroco contrastava do Renascimento, pois dava ênfase à emoção e não ao racionalismo, característico do Renascimento, valorizava o dinâmico em contrapartida ao estático.[3]
A Escola de AthenasA Deposição por Caravaggio
Por volta do Séc. XVII a arte barroca atingiu até a música concedendo novos recursos, foram acrescentados outros modos, sendo aproveitados mais dos modos jônico e eólico (maiores e menores, respectivamente). Surgiram ilustres gênios da música barroca, tornando-a cada vez mais bela, como Antonio VivaldiDomenico Scarlatti, Johann Sebastian Bach e outros. A partir desta conjuntura nasce os ritmos instrumentais que utilizam a valorização das emoções, principalmente o sentimento de fé.
No Brasil o estilo artístico se desenvolveu durante o Séc. XVIII, associado à religião católica, embora haja edifícios civis com este estilo. Sendo que duas linhas caracterizam o estilo barroco no Brasil colonial: a primeira linha, encontramos igrejas com trabalhos feitos em relevo na madeira e coberta por finas camadas de ouro, com janela, cornijas e portadas decoradas com detalhados trabalhos de esculturas, que são encontradas em regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração. [4]
A segunda linha se caracteriza pela modéstia e pela participação de artistas mais inexperientes e menos famosos em virtude de serem regiões mais pobres, ou seja, que não possuíam açúcar ou mineração. O barroco no Brasil ajudou a construir a nossa identidade com seus estilos arquitetônicos espalhados pelo país.[5]
Facahda da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte em São Paulo
Sendo assim, a arte barroca é uma manifestação artística que marcou épocas e colaborou com o processo civilizatório no mundo e no Brasil, formando identidade e imprimindo a continuidade refinada da fé católica pelo mundo.
Notas e referências bibliográficas:

[1] STRICKLAND, Carol – Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno – Ediouro – Rio de Janeiro – R.J. – 2002 – Pág. 46. PROENÇA, Graça – História da Arte – Editora Ática – São Paulo – S.P. – 2001 – págs. 102 e 103.
[2] STRICKLAND, Carol – Op. Cit. – Pág. 46.
[3] PROENÇA, Graça – Op. Cit. – pág. 103.
[4] Idem – Pág. 196.
[5] Idem – Ibidem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário