quinta-feira, 11 de junho de 2020

A cultura da Internet.



Em um diálogo com o Professor Luis Gustavo Crispim[1], ele me alertou sobre a cultura vigente na Internet na qual se apresentam discursos recheados de notícias que portam supostas catástrofes e opiniões estapafúrdias e sem fundamentos, que são oriundas da tolice de pessoas que se acham “donas da verdade”.

É certo que a Internet é uma ferramenta necessária para o nosso cotidiano e que muitas vezes nos traz conhecimentos e, até mesmo, nos liberta do processo de aprisionamento mental em que muitas vezes somos submetidos pela mídia atual, que visa nos aprisionar em uma “Caverna de Platão” ou uma Matrix, ou nos liberta e nos abre os olhos de grupos, como as seitas, que têm o objetivo de controle massivo da população, ou ainda de partidos políticos que têm o desejo de instaurar um processo revolucionário a fim de dominar a sociedade e as pessoas de bem.[2]

Em uma palestra ministrada pelo Padre Osmar de Carvalho[3], ele nos adverte sobre a absorção massiva do homem contemporâneo, em que nós estamos submetidos, que neste caso são as redes sociais que tomam o nosso tempo e as nossas atenções, nos desviando assim de assuntos mais importantes como a nossa espiritualidade, nossa evolução humana e a nossa noção de realidade baseada no nosso livre arbítrio e raciocínio lógico.  O Padre Osmar ainda faz uma analogia dos Sete Pecados Capitais, que tratam sobre os vícios humanos, com as vicissitudes atuais oriundas de nossa imersão completa e absurda no mundo virtual.

O Padre Osmar, em sua palestra afirma que um Mahatma[4] havia orientado ao Padre Geoffrey Hodson, que se ele quisesse adentrar na senda da espiritualidade, então ele deveria parar de ler até jornal, a fim de evoluir espiritualmente.
Embora a imersão nos entorpeça os nossos sentidos e lógicas, ainda podemos lutar contra as nossas vicissitudes através de nossas virtudes, que são as Virtudes Cardinais. As sete Virtudes cardinais se contrapõe a:
  • ·       Humildade – Orgulho/vaidade/soberba
  • ·         Generosidade – avareza
  • ·         Castidade – luxúria
  • ·         Paciência – ira
  • ·         Temperança – gula
  • ·         Caridade – Inveja
  • ·         Diligência – Preguiça


Portanto honrados (honradas) leitores (leitoras) devemos ter filtros, através da virtude da investigação, que é oriunda da Diligência, e usarmos a nossa lógica para nos informarmos e termos uma vida mais plena buscando informações que nos ajudem a evoluir espiritualmente, emocionalmente, intelectualmente e socialmente.



[1] Professor  Luis Gustavo Crispino é ensaísta, professor de História e Geografia e youtuber.
[2] LIVRAGA, Jorge Angel e GUZMÁN, Délia Steinberg – Porque Florescem As Seitas? – Edições Nova Acrópole – Porto (Portugal) – 1996. – Págs. 28, 29 e 41.
[3] Osmar de Carvalho é padre da Igreja Católica Liberal e  palestrante e membro da Sociedade Teosófica no Brasil.
[4] Um Mahatma é um mestre ascensionado esotérico.

2 comentários:

  1. Muito bom artigo.
    Bem escrito, objetivo e verdadeiro também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por tuas palavras. Eu sempre busco e me baseio na verdade, como todo bom cristão esotérico e Filosofo Acropolitano que sou.

      Excluir