sábado, 26 de junho de 2021

O Sikhismo

 

O Sikhismo é uma Religião monoteísta fundada na Índia, no final do Séc. XV mais precisamente na Região do Punjab (uma região dividida entre a Índia e o Paquistão. Ela reúne elementos do hinduísmo e do islamismo, foi fundada pelo Guru Nanak. É considerada como a mais nova das religiões.



O Guru Nanak, fundador desta religião, era membro da casta dos guerreiros, Kshatrias, considerado o mais doce dos personagens e o mais santo dos homens. Sua vida ele se destacou, como todos os profetas de Deus. Em sua infância ocorreram peculiaridades, quieto, reservado e silencioso, afastava-se para meditar enquanto as outras crianças brincavam, nunca participando das brincadeiras.

No seu aprendizado era diferenciado das demais crianças, ele sempre perguntava sobre para o instrutor sobre o significado místico das letras e sempre aborrecia o pandit com perguntas que não conseguia, o pandit, responder. Nanak sempre queria saber o que estava dentro e não se satisfazia com o que estava fora. Nanak se provou ser um desafio para seu pai.

Fora questionado se ele acreditava em um Deus ou em vários deuses. No que ele respondeu em um único Deus supremo, indivisível, gracioso e misericordioso. Ele respondeu ao Nawab que era servo de Deus.

Com o espírito buscador Nanak empreende viagens a fim de encontrar a realidade. Guru Nanak sempre se calcou na realidade e expondo o que fosse mera exibição. As pessoas questionavam se ele era hindu ou muçulmano, porém ele estava acima das distinções dos credos externos, amando a todos os homens e não dava nome a si mesmo.

Faleceu com setenta e dois anos de vida, uma vida nobre de ensinamentos inestimáveis. Seus discípulos questionavam a respeito da fé a que ele realmente pertencerá. O que causou um impasse se deveria ser enterrado como um muçulmano ou cremado como um hindu. Enquanto ocorria esta discussão um discípulo levantou o lençol que cobria o corpo do Guru Nanak e o corpo dele havia desaparecido. Desta forma ele não foi enterrado e nem cremado.

O Guru Nanak se esforçou para que os homens vissem a realidade da religião, a vida religiosa, sua essência, e encontrassem aquela vida e aquela essência no amor a Deus e ao Guru, no amor aos homens como filhos do Deus Único.

As crenças dos Sikhs não são de renuncia ao mundo, não celibato, nem asceticismo, muitos deles são chefes de família. É uma religião que atrai muitas pessoas, em especial as pessoas de classes mais baixas. O siquismo é uma religião monoteísta e chamam Deus de Akal Purahk, o Ser Supremo.

Muitas de suas práticas se baseiam no sincretismo do hinduísmo e do islamismo, incluindo elementos místicos do Bhakti do hinduísmo e do Sufismo do islã. Para o Sikhs a realidade não está limitada a uma única crença.

Os Sikhs se norteiam toda a sua ética no livro conhecido como Guru Granth Sahib, tanto as suas práticas morais e devocionais.

Os três Pilares do Siquismo são:

·         Nam Japam – Manter Deus sempre presente na mente em todos os momentos;

·         Kirt Karni - Alcançar o sustento através da prática do trabalho honesto;

·         Vand Chhakna – Partilhar os frutos do trabalho com aqueles que necessitam.

Estes três pilares norteiam os nove deveres do adepto para suas vidas.

O mais importante templo dos Sikhs é o Harmandir Sahib (o Templo de ouro) em Amritsar.

Desta forma podemos ver que o siquismo traz elementos da devoção e mística dos hinduístas e dos muçulmanos. A crença em um único Deus se aproxima da forma devocional dos cristão , assim como a forma de viver, ou seja a moralidade das virtudes cardinais na vida de um sikh e de um cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário