terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

O Buddha Shakyamuni revisitado.

 


Quando falamos sobre o Buddha Shakyamuni afirmamos que ele é o Buddha histórico. Contudo fazemos essa afirmação baseados no desconhecimento e na suposição de ele ser o primeiro e único Buddha.

Na verdade o Buddha Shakyamuni foi o sétimo Buddha, porém ao contrário de seus antecessores ele foi o único de formou uma ordem de monges/monjas e leigos,[1] pois os Buddhas anteriores foram Pratyeka Buddhas (Buddhas Solitários, que não formaram uma religião a fim de expor o Dharma), mas eles eram também Manushi Buddhas (Buddhas de raça humana) o que mostra que a raça humana é muito mais antiga do que podemos calcular.



Em uma pesquisa feita pelo Major Forbes puderam ser identificados estes Buddhas de antanho, porém alguns tem uma precisão de tempo e de eras perdidas na História humana. São eles: Vipacyin, Sykhin e Visvabhu da era de ouro da humanidade. Kakuchanda (3101 a. C) e Kanakamuni (2099 a.C) da era de prata. Kasyapa (1014 a.C) da era de cobre. O Buddha Shakyamuni (600 a.C) é da nossa era de ferro.[2]

E o Buddha que virá no futuro será o Buddha Maîtreya. Desta forma o Buddha Shakyamuni[3] foi o único que deixou um legado conforme a sua história nos conta, mas que ele não havia sido o primeiro e ele fundou os ensinos fundamentados no Dharma.[4]



Notas e referências bibliográficas:

[1] Sendo assim ele fundou a Sangha a comunidade de Monges, monjas, leigos e leigas.

[2] LATOURRETE, Louis – Maîtreya : O Buddha Futuro – Editora Madras – São Paulo – S.P. – 2007 – pág. 31.

[3] Outrora Príncipe Siddartha Gautama.

[4] HSING, Yun – Buda Shakyamuni: A Vida do Iluminado – Templo Zulai –São Paulo – S.P. – 2017 – pgs. 125 à 134. LEAL, José Carlos – Jesus e Buda – Novo Ser – Rio de Janeiro – R. J. – pgs. 60 à 62.

Nenhum comentário:

Postar um comentário