O ser humano, como um ser consciente, sempre buscou se comunicar com o seu semelhante a fim de transmitir mensagens e da busca do entendimento.
Quando estavam de frente um para o outro utilizavam a linguagem verbal, mas quando estavam a distancia utilizavam um mensageiro que transmitia a mensagem de forma verbal ou trazendo uma comunicação escrita.
Vamos nos atentar para as mensagens escritas e na minha experiência de troca de cartas. Estas mensagens tinham o potencia de comunicar pensamentos, acontecimentos e experiências vividas pelas pessoas e as pessoas enviavam cartas umas para as outras, até mesmo para romper relacionamentos. Desta forma as comunicações fluíam.
Com o advento a Internet e a sua popularização as pessoas passaram a se comunicar através de e-mails, ou seja, o correio eletrônico, cujas mensagens eram instantâneas. Tal fenômeno passou a diminuir o número de cartas escritas, poupando tempo e papel.
Porém, a internet e os meios de comunicações evoluíram para os blogs e para as redes sociais massificando cada vez mais a comunicação. E desta forma a comunicação se passou de forma acelerada evoluindo para aplicativos como o WhatsApp e o Telegram, que tornaram ainda mais rápidas as comunicações.
Contudo, as pessoas em suas ansiedades e superficialidades se atentam para mensagens curtas, cheias de erros de português e ferindo as cinco regras do discurso e da coesão. Faz-se necessário as pessoas pensarem seus textos melhores a fim de enviá-los para a pessoa ou o seu grupo, que receberão a mensagem.