quinta-feira, 25 de julho de 2013

O primeiro computador e sua relação com a astrologia/astronomia.

O primeiro computador surgiu na Antigüidade Clássica com os gregos e tinha função relacionada com a astronomia/astrologia e a política.
Muitos afirmam que o primeiro computador se chamava ENIAC, porém ele foi o primeiro computador com válvulas, mas existe, na História, um computador mais antigo, o Dispositivo de Anticytera. Tal dispositivo não utilizava válvulas ou apetrechos eletrônicos, mas engrenagens dispostas em números impares e primos, com gatilhos para pular a contagem quando realizasse um determinado número de voltas a fim de estar sincronizado com os fenômenos astronômicos/astrológicos, mais precisamente a observação dos errantes (Planetas) e os elipses. Possuía uma caixa de madeira, que o revestia, e ponteiros que mostravam os movimentos dos errantes, da Lua e do Sol, relacionando-os com os dias e meses dos calendários gregos, mais especificamente da colônia de Siracusa, aonde ele foi construído por Arquimedes.
Esta máquina foi uma ferramenta utilizada pelos homens de antanho na contagem e na previsão dos fenômenos cósmicos, pois os movimentos celestiais influenciavam, e influenciam, no cotidiano e na política. Por isso uma preocupação dos sábios gregos em observar os fenômenos, suas vidas estavam ligadas aos movimentos cósmicos. Ao contrário dos homens contemporâneos, que consideram a astrologia como uma superstição e a astronomia como uma “perda de tempo”, os sábios daquela época a observação dos fenômenos cósmicos conjugados aos acontecimentos cotidianos eram assuntos sérios e importantes, apesar das sutilezas. Porém, a construção deste artefato, cujo tamanho é de um notebook, demonstrava quanto os homens da era clássica eram avançados na utilização de ferramentas que facilitavam a contemplação dos fenômenos e nos registros destes a fim de atender as necessidades sóciopolíticas e buscavam se sintonizar com a natureza, no intuito de viver com plenitude.
Tal artefato foi achado perto da ilha de Anticytera no Mar Egeu no Séc. XIX, por mergulhadores caçadores de tesouros, depois no Séc. XX, foram achados as demais peças pertencentes a este artefato. A sua descoberta foi fundamental para desvelar o imaginário sobre o mundo Clássico e a utilização de tecnologia como uma ferramenta não como um objeto que tinha uma finalidade em si. E este dispositivo criado por Arquimedes previa os acontecimentos com precisão em virtude da utilização de uma matemática dinâmica, que estava inserida no funcionamento desta máquina. Portanto a ciência e a tecnologia estavam ligados em si, mas que o mais importante eram o conhecimento, a manutenção deste conhecimento, o processo investigativo e sua função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário