sábado, 22 de dezembro de 2012

O Budismo e a política.

Política, religião, artes e ciências são os pilares para a construção de uma civilização. O Dharma exposto pelo Buddha é o verdadeiro objetivo dos homens honrados que deveriam dirigir os povos.
Normalmente as pessoas perguntam qual é a posição do Budismo e dos budistas com relação a política, em virtude de um imaginário popular, que as pessoas têm com relação a uma postura calma e tranquila dos seguidores budistas sobre este assunto. Todos sabem o que é a política. É a arte de conduzir os povos rumo as realizações mais elevadas, como nos falavam os sábios de antanho e como nos mostram as arquiteturas sagradas das pirâmides (egípcias e mesoamericanas) e zigurates. Pois o objetivo é propiciar o impulso necessário para a realização do ser humano na sua iluminação e na promoção do bem e da justiça. Como foi explicado no último parágrafo do artigo”Budismo & Cidadania”, o budismo não tem pretensões políticas, mais precisamente, político-partidária, pois o objetivo é estar acima da política, ou seja, ser supra política, norteando os homens com seus ensinamentos, baseados na Lei de Causa e Efeito, a um direcionamento nas ações corretas. O posicionamento do budismo frente a política é de apoio ao melhor, ou seja, ao mais sábio e virtuoso que irá governar os recursos e a sociedade, como nos dizia Platão, em sua obra a República. Desta forma o budismo apoia a verdadeira aristocracia. Pois são os homens virtuosos que possuem a condição e potencialidade para conduzir os povos. Contudo, na ausência de homens virtuosos e sábios o budismo retira o apoio e se abstêm da política em virtude da postura contrária aos corruptos e imorais, que ansiosos por controlar a sociedade e famintos pelo poder trazem mazelas terríveis para a sociedade. E as tradições budistas não são coniventes com esta conjuntura. Uma das questões que o budismo aborda com relação a política é a sua atuação dentro do processo civilizatório, pois o Dharma é o caminho para a realização dos homens na sua elevação espiritual. Mesmo com sua retirada na política em virtude do descaminho ocorrido, os budistas compreendem e respeitam a necessidade da política para os homens comuns, mas com a conjuntura decadente e oclocrática ocorre uma oposição aos regimes corruptos.
Os ensinamentos do Buddha Shakyamuni nos mostram que são as ilusões e os desejos que movem os homens para as realizações, porém o apego as ilusões é que distorcem os caminhos e levam as sociedades a decadência. O Buddha nos adverte:”Percebam que este mundo é impermanente, que as nações são inseguras e instáveis...”. Principalmente nos momentos de decadência gerada pelas paixões e ilusões, que nos desviam dos caminhos corretos e seguros para as missões que temos em vida.

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