sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia do Guerreiro Silencioso e do Sábio da Montanha

Ontem dia 29 de outubro de 2009, institui, particularmente, como o dia do Guerreiro Silencioso e dia do Sábio da Montanha, pois estes dois arquétipos definem bem a minha situação e a situação de todos aqueles que se sentem solitários e, muitas das vezes, impotentes ou ignorados. Não estou querendo me fazer de coitado, muito pelo contrário, aprendi que tudo na vida é impermanente e que, às vezes, estamos sós, pregamos para o deserto quando tentamos avisar aos demais sobre as probabilidades de acontecimentos ou as eminências desses ou, muitas das vezes, aconselhamos em vão quem deseja ouvir aquilo o que quer e não o que é necessário ou apontamos a verdade que ninguém quer ver ou, mesmo, jogamos pérola aos porcos.
Ontem dia 29 de outubro foi o dia crucial, pude perceber o quanto vivo nesta situação, falo em vão sobre uma situação e observando o andar da carruagem e a repetição de situações aviso em vão sobre o acontecimento, nesse momento e neste dia que me foi um tanto conturbado e depois do que ouvi da boca de outra pessoa, decidi me silenciar nesse dia, ou seja, nunca mais irei alertar ou aconselhar alguém sobre possibilidades de acontecimentos, aprendi a duras penas que as pessoas precisam se ferrar para aprender uma lição, as pessoas precisam ver a realidade com seus próprios olhos e rasgar os véus da ilusão, mas aprendi que os homens são inimigos da verdade e amante das ilusões, paixões e vícios. Neste contexto me retiro para a minha montanha e observo os acontecimentos e tudo o que me resta é lutar pela minha integridade de forma silenciosa.
Segundo a uma frase atribuida a Edmund Burke:"All that is necessary for the triumph of evil is that good men do nothing." - "Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada.", esta frase me deixa em um dilema sobre a ação não tomada, mas que não vejo outra opção.
Comemorarei este dia todos os anos, para valorizar os valores do silêncio, da sabedoria e da solidão, até mesmo, o da compaixão. Quando digo comemorar é colocar na minha memória este dia e os valores que neste dia evidenciaram em mim.
Bom dia e boa leitura.

2 comentários:

  1. Roberto, me identifico plenamente com essa situação! Demonstrações de ignorância estão
    espalhadas aos montes nas ruas de nosso País.
    Infelizmente, ou não, eu agora só vivo na montanha, porque cansei de tentar explicar coisas para quem faz questão de não entender!
    Só lamento que "eles" venceram, e o sinal está fechado pra nós, que somos conscientes...

    Parabéns pelo Blog!
    Anderson Estação Cordovil...

    ResponderExcluir
  2. Nobre Anderson, obrigado pelo comentário.
    Quem conhece a solidão é quem sabe pelo que o outro fala e passa. Realmente eles venceram, aparentemente, pois tanto eu quanto você sabemos que tudo muda e só os projetos de longo prazo é que vingam. Devemos seguir a os ditames da natureza, para sobrevivermos.

    ResponderExcluir