sábado, 3 de novembro de 2012

Em defesa dos cursos Politécnicos

Os cursos Politécnicos, voltados as áreas tecnológicas, são tão importantes quanto os cursos de bacharelados e licenciatura para atender as demandas do mercado de trabalho. Porém, não incentivamos o ingresso nesses cursos.
Os cursos de graduação tecnológica ou cursos Politécnicos são disciplinas que atendem a demanda de mercado de trabalho de forma direta, principalmente, nas áreas tecnológicas e operacionais. Tais cursos não são incentivados pela nossa sociedade em virtude do preconceito e do desdém. Uma das muitas verdades é que a nossa sociedade esta apegada a idéia e a opinião de que somente os cursos “intelectualizados“ é que têm e seu “verdadeiro valor”. Cada curso atende a um setor da sociedade, formando um mosaico de funções, setores e vocações que se complementam em sua atividades de forma harmônica.
Os nossos erros são: não observarmos as vocações de nossos jovens para o que eles têm aptidão. Apenas incentivamos a ganhar dinheiro em detrimento da auto-realização. A nossa sociedade necessita aprender a trabalhar com perfeição, profissionalismo, seriedade, atenção e consciência (domínio de si mesmo). Devemos nos ater as Graduações Tecnológicas por serem cursos superiores que atendem as áreas ligadas as tecnologias e operações necessárias para o progresso do país e da auto-realização vocacional desses tecnólogos. Porém, nem todos têm esta vontade, esta capacidade ou ambição, preferem exercer suas funções de níveis médios ou fundamentais. Realmente a sociedade e o mercado de trabalho precisam deles para exercer as funções necessárias no apoio. Desta forma se faz necessário o incentivo ao ingresso e ao estudo nos cursos profissionalizantes dos níveis médios e fundamentais, para lapidar, aperfeiçoar e qualificar estas pessoas.
Até porque, para ganhar dinheiro qualquer um ganha, mas para ter qualidade de vida precisa de estudo ou consciência. Assim como se faz necessário retornar com as disciplinas Moral & Cívica e O.S.P.B. (Organização Social e Política Brasileira – pra o grau Médio) a fim de formar a Paidéia e civilizar o nosso povo. Sendo assim, as Graduações Tecnológicas têm a missão de formar profissionais operativos – os tecnólogos – na demanda do mercado de trabalho, no mosaico social e na auto-realização de pessoas, ou seja, trabalham suas vocações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário