quinta-feira, 7 de outubro de 2021

A importância da Língua Portuguesa (Gramática e Literatura).

 

No artigo anterior, de minha autoria, defendi a importância de estudar e praticar o aprendizado da língua inglesa. Porém, antes de termos domínio de nossa Língua Materna, o Português, pois é neste idioma que rege o nosso cotidiano, nossa comunicação, nossa cultura e nossas mentalidades.

Desde o processo de expansão portuguesa e com a forte influência do Marquês de Pombal para instaurar a Língua Portuguesa, tanto no Brasil como em outras colônias de Portugal em outros continentes. Sua origem se deu do latim vulgar (sermo vulgaris), trazida pelos soldados romanos para as áreas conquistadas pelo Império Romano, aquela área em que habitavam os Lusitanos, que era conhecida pelos nativos como Lusitânia e pelos romanos como Finis Terra, em virtude de ser considerada como o fim do continente europeu.

Com as mudanças sucessivas o latim foi permutado por dialetos. Sendo que o português, como língua, surge no Séc. XIII sendo falado até a primeira metade do Séc. XVI. Neste período iniciaram-se os estudos gramaticais da língua. Historicamente é conhecido como Português Arcaico, mas com os estudos gramaticais conferiu uma elegância e regras para a pronúncia e, principalmente, a escrita.

Sendo que no Brasil a Língua Portuguesa teve fortes influências das línguas indígenas e negras, que enriqueceram ainda mais o idioma falado no Brasil. Entretanto, ainda se mantém as regras para a pronúncia e para a escrita. Pois, a gramática rege a utilização, conforme as regras de sua utilização na comunicação dos falantes do idioma. 

A gramática quando aplicada corretamente fornece elegância no idioma, pois o usuário passa a ter um domínio da comunicação e ter uma linguagem mais clássica e mais abrangente, principalmente com o uso de sinônimos e antônimos e respeitando o uso da pontuação.

A Literatura se mostra rica em sua lógica e coesão a fim de transmitir as idéias de um texto, independente de ser uma narrativa, uma descrição ou uma dissertação. A produção de textos literários é fundamental para a manifestação de uma cultura, de preferência mais clássica e refinada.

Desta forma podemos afirmar que o domínio da Língua Portuguesa é essencial para a manifestação de idéias coerentes e de uma ascensão social, visto que as maiores lideranças empresariais dominam a Língua Portuguesa com maestria. Ao contrário da plebe bestializada que utiliza de jargões oriundos de presídios e da falta de compreensão e esforço para aprender a Língua Materna.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário