quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Culto doméstico - Uma reflexão intimista.

No dia 23 de setembro, no final da tarde estava ouvindo a rádio Rio de Janeiro AM e constatei em sua programação um incentivo interessante. "O Culto Cristão no Lar". Porém marca ressaltar que esta é uma rádio espírita-cristã (kardecista - para os populares) e este quadro apresentado me chamou a atenção em virtude do incentivo e do fornecimento de um material para estudo e prática reflexiva. Durante os meus anos como neo-budista e agora como ch'an budista, não tenho este fenômeno interessante. Pois nas décadas anteriores eu tinha o material e o incentivo, mas não tinha alguém com quem partilhar, ou seja, uma família. E agora como ch'an budista não tenho também uma família para compartilhar, pois meu filho é pequeno e não vai entender, além de eu respeitar o livre arbítrio dele e a idade correta para isto, ou seja, o tempo correto para o discernimento. E minha esposa é se outra ordem - neo-budista - ela tem seu próprio material doutrinário.
Esta situação me obriga a fazer um culto solitário com um material coletado por mim, mas de origem legítima e confiável, ou seja, me torno um praticante solitário e um pesquisador auto-didata, que tem de utilizar o estoicismo, o Estudo comparado, a seriedade e a investigação. O incentivo, a seriedade, a moralidade, a ética e a honestidade tem de partir de mim, sem deixar arestas para as vicissitudes.
Comparando com outras doutrinas e membros de minha ordem vejo que eles estão em mais vantagens do que eu. Acredito que os espiritas-cristãos tenham esta vantagem boa e favorável na aplicação de sua doutrina e da moralidade cotidiana. Os membros das ordens budistas tem suas famílias unidas na realização da meditação, preces, estudos, praticas devocionais e moralidade cotidiana. isto me faz repensar no quanto estou em uma jorada solitátria que preciso fazer a fim de transcender os limites, porém não tenho ninguém para dividir. Esta é uma jornada sem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário