quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Reflexão búdica: Redescobrindo o Budismo

Saudações nobres leitores.

Quase não tenho falado alguma coisa sobre o budismo, pois tenho passado por mudanças significativas em minha vida, tenho redescoberto o budismo.

Descobri recentemente que a tradição, pseudotradição, que eu pensava ser Budismo, aliás “Budismo original”, não era, mas fruto de uma retórica oriunda do Séc. XV, no Templo Taiseki-ji, que afirmava que Nichiren era o Buda Original e que o Buddha Shakyamuini era provisório, este foi um discurso para legitima-los, pois eram um grupo pequeno, esta ação deu origem a outros problemas posteriores.

Em virtude de diversas observações e pesquisas feitas por mim e pelo meu amigo e irmão de estudos do Dharma, o jornalista Sérgio de Castro, apresento uma série de argumentos, baseados em fatos:

1° - Nichiren, em suas cartas, fez diversas referências e reverências ao Buddha Shakyamuni e, junto a esta atitude, nunca afirmou ser o Buda;

2° - Nichiren, reinvindica um retorno aos ensinamentos do Buddha Shakyamuni a todo momento, sendo assim, ele não refuta os ensinamentos do Buddha e nem o coloca como provisório;

3° - Nichiren critícava as demais escolas, naquela época, pelo fato delas tentarem angariar favores junto as forças governamentais em detrimento ao sofrimento do povo, ou seja, uma questão mais socio-política do que religiosa. Nichiren não criticava o Zen por ser Zen ou a Nembutsu por ser Nembutsu, se fosse hoje em dia ele não tomaria esta postura;

4° - Sei que alguns espertinhos, vão dizer: “Eu Nichiren escrevi minha vida em sumi, por isso creia com toda a sua fé”, portanto blá, blá, blá. Senhoras e senhores ele coloca a compreensão obtida através do estudo e não foi uma afirmação, como se ele colocasse os seus poderes naquele mandala, ele fez na verdade um mapa da explanação do Pico da Águia e utilizou caligrafia naquela época por que esta inserido em um contexto cultural de seu país e sua era, portanto, e mais uma vez, ela expôs o que compreendeu do Saddharma Pundarika Sutra e não fez afirmação, nenhuma, sobre ele ser o Buddha.

5º - O exclusivismo pregado pelos membros da Soka Gakkai e da Nichiren Shoshu, são de autoria de Nikko Shonin, que não foi o fundador da Nichiren Shoshu, mas sim, do Templo Taisseki-ji. A briga dele foi com o Niko e não com os demais, tanto que ele manteve correspondência com o Templo no Monte Minobu.

6° - Chegamos a um dos pontos funcrais de minha observação, Um erro primordial leva a outro, em outras palavras, tudo o que começa mal tem uma continuação ou fim trágico. O que eu quero dizer com isso? É que A Soka Gakkai Internacional é fruto do erro inicial da Nichiren Shoshu e que esta dando uma continuidade para fora dos caminhos do Dharma. Cada vez mais, ao longo dos anos, o nome Nichiren será esquecido para ser ascendido o nome de seu pretencioso presidente honorário, porém devo resaltar que o nome do Buddha Shakyamuni, o buda histórico, foi apagado do contexto religioso e histórico desta duas entidades, que por sua vez não fazem parte do Colegiado Budista Brasileiro, entidade búdica que agrega todas as tradiçoes budista no Brasil, pois estas se vêem como cômodos de uma casa.

Hoje estou redescobrindo o budismo em outras tradições, pois senti que faltava algo de original aonde eu estava.

Nobre leitor fico por aqui e uma boa noite.
Escrito em 19.03.2009 às 04:32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário